O que é Impermeabilização?

Vamos a Resposta

 

São aquelas caixas que tanto vendem em lojas de material de construção? Ou aqueles produtos milagrosos de baldes que tanto se vê em vídeos do YouTube? Ou aqueles rolões pretos que colocam com maçarico?

 

Não!

 

Mas afinal, o quê é isso de impermeabilização?
Fotos: Arquivo Imperplus

 

Definição


No dicionário a definição é simples: "é o ato de tornar algo impenetrável à passagem de líquidos".

Porém, na Construção é algo mais específico, resumidamente: "é o conjunto de ações, como o emprego de produtos, técnicas e serviços específicos a serem projetados, executados e mantidos em uma construção ou edificação já existente, de forma à controlar a presença de água ou outros líquidos e de seus efeitos em uma edificação."


O parágrafo acima pode parecer meio confuso, mas vamos com detalhamento especial para que você, caro leitor entenda do quê se trata.

 

Primeiramente, algo que tem que ser colocado de início, é normal ouvirmos muito sobre os "malefícios" da água nas edificações, no quão a água pode ser "má" para os imóveis, o quanto ela pode "destruir" a aparência da nossa casa, já provavelmente ouvimos ou lemos frases do tipo, "a água é inimiga da construção", ou dos "transtornos" que ela pode causar.

 

Será que devemos tratar a água assim? Um símbolo simples e comum. Porém cabe uma boa reflexão sobre seu real significado
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT26i0zODKrnPFswbDUJmu5EXEZ4y0TVrT5H1T83zbgtE5w3wGA-g

 

Água, a fonte da vida


Dar a água este papel de antagonista é algo extremamente leviano.

 

Nossa ânsia de encontrar uma fonte inesgotável de água limpa, de a purificarmos, fazer seu descarte e descontaminação, ou até enviar centenas de objetos caríssimos no Sistema Solar em busca de um simples vestígio dela, mostra o quão nobre ela é.


Nossa tão conhecida H2O, é praticamente a primeira substância química que aprendemos na escola, e não é por menos, resumidamente: sua existência é também a razão de nossa existência.

Sua composição molecular, ligações covalentes, forças de Van der Waals, pontes de hidrogênio, sua polaridade, densidade, peso molecular,  ângulos atômicos entre os átomos de hidrogênio de 104 e poucos graus, são detalhes por ora irrelevantes.

 

Terra, o Planeta Água, como diz Guilherme Arantes!

Fonte:https://media.npr.org/assets/img/2011/06/22/earthoceans-e2274ff3c78cca21823f076c9568a985cf923dad-s800-c85.jpg

 


Maravilhas da Química e da Física, ou se preferirem, do Universo, e de suas Divindades.
A mesma água que contemos, e que dá base à vida para cada grupo celular de nosso corpo, é a que causa uma reação química essencial no cimento, barro, argila e na areia, aglutinando-os, e erguendo as nossas edificações, e que também pode ser prejudicial para nossas edificações, caso não haja a impermeabilização.

 

Projete, execute, contrate especialistas em aplicação, fiscalize e cuide


Impermeabilização não se "compra".

O que se "compra" são produtos impermeabilziantes.

 

Lembrando que IMPERMEABILIZAÇÃO "é o conjunto de ações, como o emprego de produtos, técnicas e serviços específicos a serem projetados, executados e mantidos".


Este conjunto de ações, é algo plural e multidisciplinar, não basta você procurar um produto  na internet, para fazer a impermeabilização você mesmo, de seu novo jardim suspenso, por exemplo.

Este jardim suspenso, primeiramente  tem que ser projetado de forma correta, por pessoal habilitado e capacitado, de forma que esteja apto à cumprir a função a que se destina. Transformar uma laje aleatória qualquer em um jardim suspenso, na inobservância destes requisitos, pode trazer problemas, já que a mesma não fora inicialmente pensada para este fim.


Tendo em mãos um projeto executivo e de impermeabilização, feitos por profissionais habilitados e capacitados, pode-se então dar início à construção do jardim suspenso, ou de sua adaptação para tal função, de forma que este local seja totalmente apto e preparado para receber o sistema de impermeabilização proposto e suas etapas posteriores.

Estando o local devidamente, projetado, executado e preparado, então dá se o início à instalação do sistema impermeabilizante, o que conhecemos vulgarmente como "impermeabilização", porém é apenas parte dela.


O sistema impermeabilizante, atua empregando técnicas, a utilização de produtos e serviços específicos para tal, com o uso de material e ferramental adequado, bem como a utilização de execução através de mão de obra especializada, e tem por finalidade ser a barreira efetiva. Sua eficácia, tempo de vida útil e garantia é diretamente dependente de todos estes fatores citados e também de como ele é "mantido", que são todas as etapas posteriores à sua instalação, como colocação de camadas posteriores, que devem ser obviamente compatíveis com o sistema impermeabilizante empregado, suas inspeções e plano de manutenções e preservações programados.

 

Impermeabilização: projeto, especificação, preparação, produtos de qualidade, aplicação especializada, proteções e manutenções programadas.
Fotos: Arquivo Imperplus


Estes conjuntos de elementos, em simbiose, formam a impermeabilização.

 


24 de Junho de 2019.Thiago Vallotti de Freitas. Engenheiro Sócio da Imperplus.